V Seminário no Rio
Aconteceu neste mês de dezembro o V Seminário Nacional de Torcidas Organizadas, na Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ).
O evento foi resumido na mesa de abertura com o presidente da ANATORG e da Dragões da Real André Azevedo, Marcelo Viana diretor de competições da Federação de Futebol do Rio de Janeiro – FERJ, Luiz André de Figueiredo presidente da APFUT, no qual deram as boas vindas a todos e abriram oficialmente o seminário, logo após ocorreu a homenagem ao representante da organizada da Chapecoense.
Por fim deu-se início a segunda mesa com o tema proposta de segurança e organização para jogo trazendo a experiência de Pernambuco tendo como palestrante o Thulliu Xavier diretor da ANATORG e da TJS, Rogério Bambu diretor da ANATORG e Estopim e o mediador Flávio Martins (Frajola) vice presidente da ANATORG.
No período da tarde, teve início a terceira mesa direito de defesa do torcedor com o professor Marcelo Guilhon, João Paschoa do Instituto Nacional do Torcedor e David Barros da coordenadoria de políticas públicas de juventude do governo do estado do Ceará, ja a quarta mesa do dia debateu projetos sociais com professor Felipe Lopes da UNISO, Rosana da Câmara da UFF é Regis ANATORG e diretor da cearamor.
No segundo dia do seminário foi debatido a participação de mulheres nas organizadas com palestrante Beatriz Brandão da Torcida Fla Manguanca o ritual de iniciação nas organizadas com o professor Gustavo Coelho da UERJ, Leandro de Carvalho professor de história e sociologia urbana e mestrado da UERJ, e ex-presidente da Torcida Young Flu (Fluminense), tendo como mediador o João Paschoa.
Foram apresentados curta documentário sobre a mobilização das organizadas de SP, e Adeus a Geral, finalizando com a foto oficial do seminário, é bom destacar a participação de algumas lideranças no debate como já foi citado com grandes relatos.