Responsabilidade social corporativa no seio das torcidas organizadas
por Jimmy Medeiros
As empresas, corporações e instituições ganharam maior destaque nas sociedades, desde o fim do século XX. Suas ações passaram a ter maior impacto, prestígio e influências do que apenas a boa prestação da sua atividade fim. Uma das ações complementares mais importantes da sua atuação nas sociedades é a responsabilidade social.
De forma resumida, a ideia de responsabilidade social envolve ações voluntárias das corporações para gerar benefícios mútuo com a sociedade. Proporciona efeitos positivos e maior bem-estar tanto para o seu público interno, quanto para o seu público externo. Essas ações podem ser voltadas para o meio ambiente – tema fundamental na atualidade por conta das mudanças climáticas – quanto para benefício da sociedade. Esses impactos podem ser destinados aos membros da instituição, da comunidade local direta e da sociedade, como um todo. Ou seja, são ações que “furam a bolha” da corporação e alcançam um público que muitas das vezes estão fora do escopo de atuação da corporação.
Uma pesquisa com consumidores que valorizam ações de responsabilidade social permitiu identificar 5 aspectos relevantes sobre a atuação corporativa neste campo: a) combater o trabalho infantil; b) contratar pessoas com deficiência; c) oferecer igualdade no trato aos funcionários, independente de sexo, credo, raça, etc.; d) oferecer condições de trabalho adequadas; e, por fim, e) contribuir para melhorar o bem-estar e estabelecer maior integração com a sociedade, em geral.
E isso é extremamente positivo! Pois, gerar benefícios para a sociedade é contribuir com uma transformação. Isso pode ser desenvolvido com apoio a causas sociais, como no combate ao câncer, evidenciando ações de saúde mental, promoção dos direitos humanos, ampliação a inclusão social, ou desenvolvendo ações destinadas à redução de conflitos ou ações voluntárias como doação de alimentos e sangue. À princípio, aparentam ser ações pequenas, mas que no coletivo e com a cobertura que alcançam, conseguem proporcionar efeitos extremamente positivos. Complementam a ação do Estado, bastante tensionada nos últimos anos.
A Anatorg, bem como as torcidas organizadas dos clubes de futebol brasileiros têm desenvolvido há muitos anos ações de responsabilidade social de grande impacto na sociedade. Ações que proporcionam maior bem-estar e contribuem com o poder público ao realizar ações que possam mitigar algumas mazelas da nossa sociedade. As principais ações tratam de ações coletivas para a doação de sangue, doação de alimentos, doação de roupas e cobertores, incentivo à vacinação e, sobretudo, em ações de prevenção de conflitos.
É comum ouvir notícias no rádio ou ler nas redes sociais que os bancos de sangue estão com estoque baixo. Ações coletivas voluntárias promovidas pelas Torcidas Organizadas em diferentes estados do país colaboram em mudar esta situação. No momento, a Anatorg está realizando a campanha #torcedorsanguebom para incentivar doações no Hemorio, principal hemocentro e banco de sangue no Rio de Janeiro. Campanha promovida nas suas redes sociais da instituição junto aos torcedores dos quatro principais clubes da capital carioca gera bons resultados. E o Hemorio agradece!
Há pouco tempo, uma grande campanha nacional – ” “Mães da Favela Futebol Clube”” – promoveu a arrecadação de alimentos para ser direcionada às famílias carentes de todo o país. Repetindo os esforços de 2020, a iniciativa da CUFA reuniu 200 clubes de futebol e almejava arrecadar 12 mil toneladas de alimentos. Baita esforço em um contexto de elevado desemprego e crescimento da fome no país.
Uma visita aos diferentes perfis de torcidas organizadas nas redes sociais permite encontrar diversas campanhas similares. Fotos de integrantes das organizadas em dias de distribuição de sopa para população de rua, grupos indo doar sangue com camisas dos clubes e das suas agremiações ou arrecadando alimentos em eventos em suas sedes, por exemplo.
A Anatorg e todas as torcidas não vão mudar a realidade do país. Nem é sua obrigação, mas socorrem a população em momentos críticos. Essas instituições extrapolam sua linha de ação para promover maior bem-estar. Como resultado, ajudam a construir um ambiente melhor para nosso país, ganham destaque nas mídias, mudam hábitos dos seus afiliados e melhoram sua imagem frente os diversos grupos da sociedade.